30 abril 2011

“Vive-se um clima de insegurança no Barreiro?"


Esta é uma das bandeiras primordiais do PSD no Barreiro e com bastante enfoque nos últimos anos. O clima ou sentimento de insegurança é notório. Posso referir que tenho 30 anos e que tenho mais receio de sair de noite no Barreiro agora do que há 15 anos atrás. A percepção do cidadão barreirense não será muito diferente. Inclusive, mesmo durante o período diurno a situação não evoluiu positivamente, com especial repercussão no dia-a-dia dos jovens e dos idosos, sobretudo. Também a tipologia do crime, nomeadamente o mais violento tem sido por demais relatado por comerciantes e particulares. A insegurança é um atentado à nossa liberdade, pois condiciona a nossa mobilidade, restringe o nosso acesso a determinados locais e provoca-nos o medo. Algumas medidas são fundamentais de tomar, nomeadamente, reforço de meios, um policiamento de proximidade efectivo, melhorar a iluminação e estado de conservação dos locais públicos e também ponderar seriamente a possibilidade de criar uma Polícia Municipal no Barreiro, que permita a libertação das forças tradicionais de segurança para um combate mais efectivo à criminalidade. A Assembleia Municipal deliberou neste e no anterior mandato, sob proposta do Grupo Municipal do PSD, que a Câmara efectuasse um estudo de viabilidade para a Criação da Polícia Municipal no Barreiro. Questionamos em todas as Assembleias o ponto de situação. Nada está estudado, nada está feito! Infelizmente, a Segurança dos cidadãos não parece ser uma prioridade da maioria CDU na CMB.


Hugo Cruz
Deputado Municipal Barreiro

Grupo Municipal do PSD

in Tribuna da Assembleia - Jornal do Barreiro

28/03/2011

2 comentários:

  1. Boa tarde de modo rápido e conciso será que me poderia inforar qual o estado/ponto de situação em que se encontra o estudo de viabilidade que a Câara iria fazer para criação de policias municipais?

    eu sou um daqueles que vê esta possibilidade com bons olhos a criação das mesas, pois sou Policia Municipal na área da grande Lisboa e encarava com bons olhos ua futura transferencia para cá dando o meu esforço a MINHA cidade.

    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom Dia,

      Na última Assembleia Municipal questionei directamente o Sr. Presidente da CM Barreiro sobre o ponto de situação do estudo de viabilidade para implementação de Polícia Municipal no Barreiro, ou se ía terminar o mandato novamente sem o efectuar. Recordo que a realização desse estudo já no anterior mandato, e no início do presente, foi aprovada, sob proposta do PSD na Ass. Municipal, por unânimidade.
      O Sr. presidente assumiu na Assembleia Municipal que não foi efectuado qualquer estudo e não o seria até final do mandato.
      Enfim, infelizmente é usual a CMB mesmo perante documentos aprovados na AM não lhes dar seguimento.
      Trata-se de uma questão relevante e que o PSD certamente não deixará cair em esquecimento.

      Eliminar