30 abril 2011

"Como caracteriza o Orçamento Municipal da CMB, para 2011, numa perpectiva de desenvolvimento do Barreiro?"


Começar por referir que o Orçamento da CMB-2011 é construído num cenário muito difícil, de crise económico-financeira acentuada, com diminuição significativa das transferências do Estado para o Município.


Porém, o foco de angariação de receitas próprias está apenas orientado para o esforço fiscal dos barreirenses, nos impostos e taxas municipais, com taxação pelo máximo no que toca por exemplo ao IMI, decidida pela maioria CDU e com apoio do PS.


Não se percepciona qualquer esforço ou estratégia de desenvolvimento económico, que combata as dificuldades estruturais de receitas ou de contenção de despesas do Município, que tente a prosseguir o objectivo de fixação de empresas e pessoas no concelho, que levem ao aumento de receitas, sem necessidade de cobrança maximizada por habitante e/ou empresa.


Por exemplo, se por um lado está orçamentada a redução das despesas com pessoal em cerca de 1 milhão de euros, por outro estima-se o aumento em cerca de 1,9 milhões de euros das despesas com a aquisição de serviços. E se o primeiro aspecto é destacado e explicado no orçamento, o segundo aspecto não merece explicações no documento.


O PSD considera que a Agência Local para o Investimento, que já propôs anteriormente, com votos a favor também do PS e BE e votos contra da CDU, é um veículo determinante para a angariação de empresas, orientada para actividades estratégicas e de criação de valor. O apoio ao comércio tradicional e local, deveria também ser assumido, neste cenário macro e micro-económico tão difícil, sob o risco dos postos de trabalho que tenham sido criados com o Retail Planet e Continente da Verderena não venham a suprir o contínuo e angustiante encerramento de diversos espaços de pequeno comércio, por todo o Barreiro.


Hugo Cruz

Deputado Municipal Barreiro

Grupo Municipal do PSD

in Tribuna da Assembleia - Jornal do Barreiro

22/12/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário