30 abril 2011

"Como encara a possível vinda de uma Central de Lamas para o Barreiro?"


A proposta a que se chamou de Central de Valorização Energética proposta pela Ministra do Ambiente para o Barreiro, refere-se à instalação de uma incineradora de resíduos, com produção de electricidade!


Ainda sem conhecer a proposta em concreto, nem quais os detalhes técnicos, a localização exacta proposta, o tipo e quantidade de resíduos que se propõem queimar, é quase impossível ter uma ideia final sobre a matéria em causa. Aquilo que se sabe, e que tem sido já por diversas vezes divulgado em termos genéricos, refere-se à adopção da solução de incineração de lamas de ETAR, com adição de resíduos maioritariamente de plásticos, fazendo o aproveitamento da produção de energia eléctrica na incineradora de resíduos.


Não podendo discutir mais do que a ideia em si, por não se conhecerem os detalhes, subsiste o enquadramento da solução a adoptar que, no contexto deve ser vista como uma solução a par de outras, tais como o aproveitamento das lamas para produção de Biogás e com ele produzir energia eléctrica limpa, podendo depois aproveitar as lamas como fertilizante na agricultura. Esta solução permite assim o seu aproveitamento quase total e sem a produção de quaisquer resíduos perigosos ou gases de queima, evitando eventuais efeitos nocivos para o ambiente e para a saúde das pessoas.

Hugo Cruz
Deputado Municipal Barreiro
Grupo Municipal do PSD

in Tribuna da Assembleia - Jornal do Barreiro

21/03/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário