30 abril 2011

"Qual a importância da aprovação do Orçamento de Estado para a estabilidade económica do país?"


O Orçamento de Estado é importante não só para a estabilidade mas também para o crescimento económico do País. Na actual situação, com toda a pressão internacional e dos mercados sobre Portugal, a sua viabilização parece quase inevitável. Porém, um Orçamento pode tanto conduzir à estabilidade pretendida, como a um acentuar da difícil crise económica que atravessamos, com repercussões sociais muito severas. E é por isso que nunca poderá ser viabilizado sem negociação.


Em primeira instância, um Orçamento carece de um Governo que tenha vontade de governar e que consiga assumir o que tem vindo a fazer de negativo para corrigir, e atendendo à postura do Eng.º José Sócrates e sua equipa, não me parece que exista essa vontade. Daí tanta inflexibilidade negocial demonstrada para chegar a um a um entendimento mínimo que permita não a aprovação do PSD mas a simples abstenção, nesta contingência. Pediu-se ao Governo que corte efectivamente na despesa, de modo a atenuar o esmagador aumento directo e indirecto de impostos e que mostrasse o resultado do PEC. Como se para negociar não fosse preciso haverem cedências de parte a parte.


Não tenho qualquer dúvida que num cenário diferente o PSD chumbaria o orçamento. Mais, não tenho dúvida que uma Moção de Censura seria uma resposta adequada à incompetência demonstrada pelo Governo em conter a despesa e em esconder dos portugueses a verdade.
Que fique claro, o PSD não é a favor deste orçamento. O superior interesse nacional é algo apenas ao alcance aos Partidos com Sentido de Estado e com Alternativa de Governo credível. E neste sentido, só o PSD pode evitar o caos.

Hugo Cruz
Deputado Municipal Barreiro

Grupo Municipal do PSD

in Tribuna da Assembleia - Jornal do Barreiro

02/11/2011

1 comentário: