Em primeiro lugar há que dar os parabéns pelo reconhecimento de um trabalho desenvolvido. Com certeza é também um incentivo face à constatação do muito trabalho que há ainda por fazer, se atendermos ao estado precário do parque de imóveis do Barreiro e das respectivas ruas e equipamentos, onde longos anos de negligência serviram certamente apenas para acentuar o problema.
Não podemos deixar de frisar que discordamos da estratégia de regeneração e requalificação que tem incidido quase exclusivamente no Centro do Concelho do Barreiro.
A CDU vem desde há alguns anos a privilegiar o Centro Urbano do Barreiro em detrimento do restante Concelho, criando um fosso significtivo de diferenciação entre as diversas freguesias. Os investimentos angariados têm também concretizado em grande maioria as suas contrapartidas no Centro.
Sendo um Concelho pequeno em área, o Barreiro tem porém freguesias bastante heterogéneas, todas merecedoras de atenção específica e de investimento.
Em suma, sendo positivo o reconhecimento da reabilitação da zona da Rua Stara Zagora e do espaço envolvente do Mercado 1º de Maio, há muito mais por fazer e com maior equidade de distribuição de investimentos.
Por outro lado, o verdadeiro ambiente empresarial atractivo é potenciado nas autarquias que de facto pretendem angariar e fixar empresas e postos de trabalho, nomeadamente através de Agências Locais de Investimento, Incubadoras de Empresas e Planos de Urbanização que servem a estratégia de desenvolvimento global do Município e não o inverso. Sem esquecer o comércio local tradicional, criador de auto-emprego e não só. A CDU no Barreiro não incentiva a angariação e fixação de empresas, chumbando sistematicamente propostas do PSD e da restante oposição na Assembleia Municipal, que visam este objectivo.
Hugo Cruz
Deputado Municipal Barreiro
Grupo Municipal do PSD
in Tribuna da Assembleia - Jornal do Barreiro
21/02/2011
Sem comentários:
Enviar um comentário