30 abril 2011

"Qual a importância do Movimento Associativo no desenvolvimento local?"


O Barreiro é um concelho com tradição ímpar no Movimento Associativo e no papel que o mesmo desempenha para as populações locais, rua a rua, bairro a bairro, com uma acção mais incisiva do ponto de vista social, desportivo e cultural que as próprias Juntas de Freguesia e outras entidades oficiais, nomeadamente na ocupação de jovens e idosos.


O Século XXI apresenta-se como um desafio que as colectividades e associações têm que superar, com escassez de recursos, dificuldade de angariação de novos e jovens associados, manutenção e desenvolvimento de equipamentos e de novas valências e tecnologias.

Para reafirmar e garantir a sua validade plena, o Movimento Associativo tem que se adaptar à modernidade, cativando jovens e menos jovens para uma cohabitação nem sempre fácil, procurando actividades que permitam a uma geração de consumo de desporto e cultura “virtualizados e individualizados”, um espaço colectivo atractivo.


Por outro lado, ao longo dos anos temos observado que a CMB ao invés de dar apoio decisivo para a criação de meios de auto-subsistência das colectividades, tem preferido o subsídio esporádico de apoio a esta ou aquela actividade pontual. Tal vai fomentando uma subsidiodepência que não será 100% inocente por parte de quem o concede.


Se ensinarmos alguém a pescar, ao invés de darmos o peixe ocasionalmente, “corremos o risco” desse alguém já não depender de nós para comer, com todos os “perigos” que isso acarreta. A verdadeira independência de espírito e de facto das Associações e Colectividades e a sua força e impacto no desenvolvimento local serão tanto maiores quanto menor for a sua dependência das entidades oficiais!

Hugo Cruz
Deputado Municipal Barreiro

Grupo Municipal do PSD

in Tribuna da Assembleia - Jornal do Barreiro

04/04/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário