22 setembro 2009

Debate para todos... e a Afirmação do PSD como a Alternativa Responsável e Credível para o Barreiro!

Em primeira instância, quero felicitar a TVI 24 por possibilitar também debates autárquicos "menos mediáticos", atravessando diversos concelhos do País. Serviço Público claro, prestado por uma entidade privada.

Hoje 22/09/2009 pelas 22h horas passou nessa estação de televisão o debate entre os candidatos à Presidência da Câmara Municipal do Barreiro, nestas eleições autárquicas. O Barreiro e os barreirenses agradecem. Nota prévia para a ausência do candidato do MRPP. Um debate com todos, deve de facto incluir todos.

Quem assistiu ao debate, não pode ter deixado de constatar alguns factos. Nuno Banza, e o PSD são de facto a aposta de quem quer mudar com responsabilidade e credibilidade o Barreiro. Para criticar, é necessário conhecimento de causa e fundamentação. Estes dois aspectos ficaram fortemente vincados no decorrer do debate, onde para minha estupefacção, o Candidato do PS, Coronel Nuno Santa Clara Gomes, demonstrou desconhecimento concreto dos problemas do Barreiro, sendo incapaz de especificar críticas que foi "atirando" e veio apenas corresponder à ideia de que para se ser candidato à Câmara Municipal do Barreiro, não basta ter sido "Capitão de Abril". Pela responsabilidade que o PS local deveria ter para com os barreirenses, decerto que todos merecíamos um candidato melhor preparado, preocupado e conhecedor da nossa terra.
Por seu lado, o Candidato do Bloco de Esquerda, Mário Durval, cujo conhecimento do Barreiro não se pode questionar, claramente não o demonstrou, porventura devido a "nervosismo televisivo", mas também devido ao facto de não trazer qualquer diferença visível ou audível em relação ao candidato da CDU e actual Presidente de Câmara. Votar no Bloco no Barreiro actual é o mesmo que votar na CDU. Mais do mesmo.
O candidato do CDS, Henrique Ferreira foi uma agradável surpresa, não obstante ter revelado alguma demagogia em algumas críticas e atrapalhação na concretização de algumas ideias, nomeadamente na questão do "desconhecimento das contas".
Carlos Humberto, Presidente e recandidato CDU, viu a sua prestação algo facilitada não só por ter tido a oportunidade de falar bem mais que os restantes candidatos mas sobretudo pela fraquíssima prestação/realidade do seu suposto principal opositor do PS.
Nuno Banza é o claro vencedor do debate, na perspectiva de que demonstrou claramente o seu conhecimento do Barreiro, tendo efectuado críticas e comentários mordazes, nomeadamente no que toca à inércia da CMB relativamente a estudar a viabilidade da constituição de uma Polícia Municipal para o Barreiro (estudo aprovado por unanimidade na Assembleia Municipal do Barreiro, sob proposta do PSD em 2006 e novamente em 2009) e no que toca à inexistência de um concurso público para adjudicação das obras do Fórum Barreiro, ao que o Presidente da Câmara se defendeu quanto à legalidade da decisão tomada pelo seu executivo. Sejamos objectivos, nem tudo o que é legal é moral.

Viva o debate, a democracia agradece e neste caso concreto os barreirenses, que tiveram oportunidade de conhecer um pouco melhor os candidatos.

Barreiro, vamos Mudar Com Responsabilidade e isso só é possível com Nuno Banza e o PSD!

3 comentários:

  1. Caro Hugo,
    Gostei do seu artigo. Enalteceu as qualidades do nosso candidato e distinguiu a sua actuação pela positiva.Todavia, dois reparos muito amigos:Em política não se enaltece os adversáris como fez com ocandidato do CDS. No que toca ao "suposto principal opositor" do PS, falta ali uma vírgula porque ele não é opisitor do PS mas sim da CDU.E não é principal opositor porque não há aqui hierarquias. Para usar esses adjectivos antepõe-se: PEx.o propalado... Pelo resto muitos parabéns
    Abraço. J Engrossa

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo teu artigo.
    Gostei da forma como soubestes comentar/analisar a forma e o conteúdo do debate havido entre todos os candidatos à edilidade.
    Na minha opinião o teu artigo transmite aos leitores, entre outras, as seguintes qualidades de actuação: a tua Competência, Honestidade, Princípios e Virtudes...

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo teu artigo.
    Gostei da forma como soubestes comentar/analisar a forma e o conteúdo do debate havido entre todos os candidatos à edilidade.
    Na minha opinião o teu artigo transmite aos leitores, entre outras, as seguintes qualidades de actuação: a tua Competência, Honestidade, Princípios e Virtudes...

    ResponderEliminar