24 outubro 2009

Que Liderança para o PSD?

Depois do turbilhão eleitoral de 2009, com resultados globais bons nas europeias, maus nas legislativas e quanto muito razoáveis nas autárquicas, o PSD nacional atravessa um momento crucial da sua vida.
A nível concelhio, os resultados autárquicos, embora àquem do trabalho e empenho quer dos candidadatos, quer dos militantes, quer dos simpatizantes, revelam-se como "menos maus" quando comparados com o cenário do Distrito. Mas apenas isso. Não fosse o enorme esforço empregue, e possivelmente teria sido perdido bem mais do que um mandato na freguesia de Santo António da Charneca. A Assembleia Distrital de dia 6 de Novembro e uma posterior Assembleia de Secção a marcar oportunamente, permitirão reflexão interna, sempre necessária e nas sedes próprias.
As leituras nacionais fustigaram as autárquicas, com especial ênfase no Distrito de Setúbal e em particular no Concelho do Barreiro. Já o disse antes. Mas o que me leva a escrever na sequência do Conselho Nacional do PSD de 22/10/2009, após ser conhecido que este reunirá novamente depois da votação do Orçamento de Estado para o ano de 2010, e que aí serão marcadas eleições directas para a Liderança do PSD, é uma certeza: a pessoa candidata a liderar é muito importante, mas considero determinantes a visão, a ideia, o projecto e a equipa que tem definidas para o País, para o Distrito de Setúbal e para o Concelho do Barreiro. Não podemos apoiar candidaturas que continuem a ignorar a importância estratégica do 4º Distrito com mais população de Portugal, que continuem a desrespeitar as estruturas locais e que não tenham a coragem de ter uma presença constante, coordenando uma estratégia de crescimento sustentado no Distrito, com as estruturas. Basta do mesmo! Há potencial local! Haja coragem e empenho nacional! Candidatos e candidatos a candidatos vão-se perfilando, mas o "perfil", mais ou menos "vistoso" não é o factor crítico para o sucesso do PSD e consequentemente do País. Muito menos um "perfil do costume" com "as ideias do costume". Enfim, eu não vou mais em "cantos de sereia". Senhores candidatos, falem-me do País, falem-me muito especificamente do Distrito de Setúbal e do Barreiro. Depois veremos. Depois... cobramos!
NOTA: Quero agradecer a todos os que se esforçaram pelo PSD no Barreiro e que possibilitaram uma fantástica campanha Autárquica. Muito Obrigado! Aos autarcas que terminaram os seus mandatos... o meu reconhecimento... aos que agora começam (ou continuam)... ao trabalho!

2 comentários:

  1. Caro Hugo, gostei do seu artigo. Primeiro porque nele não vi alguma ansidade que já notei noutros escritos,para passarmos já à escolha apressada de um novo(a) "leader". A pressa é sempre inimiga do bom. Temos de escolher um "leader" para continuar a reorganizar o Partido, mas sem refiliações de má memória. Terá que ser um "leader" carismático, com caracteristicas de estadista e que seja capaz de por ordem nas cabecinhas ôcas que proliferam entre nós.Será que o PSD nacional não percebeu ainda que é preciso desenvolver um esforço acrescido nos locais onde tem tido menos penetração, noimeadamente no Distrito de Setúbal? Temos que procurar esse homem ou mulher, depois, apoiar a sua gestão indicando o que queremos para o nosso Distrito, de modo a que nele não aconteçam episódios lamentáveis de desmobilização dos militantes que,fàcilmente,passa aos simpatizantes e votantes.É preciso criar dinâmicas nos militantes para que se propaguem à população e obter mais votantes, que nunca se podem desiludir.E mais não digo. Parabèns. Continue!

    ResponderEliminar
  2. Como sempre gostei do teu artigo. Transmite uma realidade, um bom senso e uma paz de espírito político, que enalteço.
    Para mal de todos nós continuou o “ruído na comunicação” entre o PSD nacional e os PSD locais. Tivémos oportunidade de constatar que tanto o PM Sócrates como o líder do CDS andaram a correr Portugal de lés a lés a apoiar os candidatos a autarcas locais e o resultado ficou à vista de todos...
    Temos de concordar que para a actual líder do PSD mais não fez do que ser o “jamais” ... Será que os cidadãos que habitam o “deserto” do distrito de Setúbal não são suficientemente importantes para serem visitados/apoiados/ajudados?? Falta de tempo dirão alguns.. eu acho que não.
    Concordo que se devem primeiro analisar as propostas de estudos/acções/projectos que os candidatos a líder do PSD propõem para o País, dando especialmente atenção ao distrito de Setúbal e concelho do Barreiro e só depois decidir quem apoiar em consciência cívica e política. Será certamente apoiado o que fôr mais “anti jamais”.
    Alguém próximo de um PSD local disse ..”não se deve estar à espera de Maios, e, Maio temos a procissão de Fátima , para quem é crente, mas na política não se pode estar a adiar decisões importantes.” Será isto uma posição realista e possível de execução, ou será utopia?
    Bem, o “princípio do bom senso” diz-me que devemos dar o benefício da dúvida....
    Já agora, é necessário que o líder da bancada do PSD na AR, se prepare tecnicamente e políticamente para a discussão do Orçamento Geral do Estado e se tiver dúvidas.... não exite, “passe a bola” à actual líder do PSD. Penso que nesta área “o tecnicamente” não lhe faltará.
    UFF, que pesadelo...estava a ver que nem as Autárquicas o PSD ganhava ( pelo nº de edilidades “conquistadas” uma vitória, pelo número de votos considero um verdadeiro MIMO ( linguagem de projecto). Destaco pelo seu trabalho e esforço envolvente o PSD concelhio do Barreiro. Está de parabéns e salvou a “honra do convento”, perdendo apenas um mandato numa Junta de Freguesia.
    Saudações democráticas para todos os elementos que tomaram posse ontem para a edilidade do Barreiro. Especial referência para os do PSD ......são poucos mas têm muito potencial...
    Está na hora de arregaçar as mangas e trabalhar...

    ResponderEliminar