19 dezembro 2009

Absolut no Barreiro... nem a Vodka se faz favor!

A maioria absoluta da CDU na Assembleia Municipal do Barreiro começa já a demonstrar claros sinais de... absolutismo e de fundamentalismo ideológico bacoco e retrógrado. No dia 26 de Novembro, ao contrário do que advoga e brada a nível Nacional, deliberou a manutenção no máximo do Imposto Municipal sobre os Imóveis, da Derrama e da Participação Variável no IRS, alegando uma exclusiva lógica de necessidade de receita e as sérias dificuldades financeiras do município.
De quem será a culpa? Quem tem dirigido o município há mais de 30 anos? Não obstante as propostas de redução responsável de taxas propostas pelo PSD, atendendo às dificuldades da CMB, que permitiriam inclusivé uma pequena subida de receita, porém aliviando os encargos fiscais dos barreirenses, numa situação económico-social tão difícil como a que vivemos, a maioria CDU mostrou-se absoluta, aliás, absolutamente insensível, taxando tudo ao máximo. "Faz o que eu digo não faças o que eu faço", parece ser o mote para esta força política, camuflada de "verdes".
No passado dia 17 decorreu a Assembleia Municipal Ordinária (cujo seguimento será na próxima terça-feira, dia 22/12 às 21h no Auditório da Biblioteca Municipal) onde a propósito de uma suposta moção sobre insegurança no Concelho do Barreiro (assunto extremamente importante para todos os barreirenses), misturava temáticas tais como missões de Paz da ONU e intervenções da NATO para criticar a falta de meios humanos policiais e o aumento da criminalidade...
Facto curioso, ainda bem recentmente o tema da insegurança era menorado por essa força política no Barreiro, refugiando-se em estatísticas. Novamente absoluta, a maioria CDU não quis chegar a consenso sobre uma moção final, que não misturasse assuntos tão distintos. Esta tema é defendido há muito pelo PSD no Barreiro, tendo este ano inclusivé motivado uma reunião com a então Governadora Civil do Distrito.
A propósito de uma moção que visava saudar os 20 anos da queda do Muro de Berlim, proposta pelo Grupo Municpal do PSD, e que obteve votos favoráveis de toda a oposição (PSD, PS e BE), a maioria CDU votou, envergonhadamente, não a criticando, nem a discutindo, contra (a moção e) a deliberação pretendida, que passo a transcrever: "1) Saudar o 20º Aniversário da Queda do Muro de Berlim, enquanto acto que simboliza a reunificação do povo alemão, o fim da Guerra Fria e do receio de uma Terceira Guerra Mundial, a liberdade, a democracia e a esperança num Futuro melhor. " Se isto não é fundamentalismo ideológico bacoco e retrógrado, não sei o que o será. Absolut no Barreiro... nem a Vodka se faz favor!

07 dezembro 2009

"Qual a importância dos impostos locais, no sentido de tornar os concelhos mais atractivos?"

Os impostos locais não são por si só um factor exclusivo para tornar os concelhos mais atractivos. São contudo um instrumento muito importante, desde que integrado numa estratégia global com esse fim, que não existe no Barreiro. Urge definir uma estratégia de fixação de empresas, de modo a fomentar o emprego e o desenvolvimento económico sustentado.

É também decisivo reflectir sobre a contínua diminuição populacional do Barreiro, situação ímpar na área metropolitana de Lisboa, e com um PDM moribundo que prevê uma população de 210.000 habitantes.

Os impostos locais têm um significado político e económico que vai muito além do carácter economicista que lhes foi atribuído pela CDU nas propostas que a sua maioria absoluta fez aprovar, numa lógica de preocupação exclusiva de necessidade de receita para o município.

O executivo CDU optou por taxar o máximo que lhe era possível no Imposto Municipal sobre os Imóveis, DERRAMA e Fixação da Participação Variável no IRS, o que é uma contradição chocante se atendermos à propaganda que advoga a nível nacional e num cenário de crise económico-social que tanto tem afectado as empresas e as pessoas, à qual o Barreiro não escapou.

A CDU não quis aliviar a carga fiscal dos barreirenses, como o PSD propôs de forma responsável e sem diminuir significativamente a receita do municío, mas com claros benefícios para as pessoas e empresas.

Hugo Cruz
Deputado Municipal PSD
in Jornal do Barreiro - Tribuna da Assembleia - 04/12/2009