24 outubro 2009

Que Liderança para o PSD?

Depois do turbilhão eleitoral de 2009, com resultados globais bons nas europeias, maus nas legislativas e quanto muito razoáveis nas autárquicas, o PSD nacional atravessa um momento crucial da sua vida.
A nível concelhio, os resultados autárquicos, embora àquem do trabalho e empenho quer dos candidadatos, quer dos militantes, quer dos simpatizantes, revelam-se como "menos maus" quando comparados com o cenário do Distrito. Mas apenas isso. Não fosse o enorme esforço empregue, e possivelmente teria sido perdido bem mais do que um mandato na freguesia de Santo António da Charneca. A Assembleia Distrital de dia 6 de Novembro e uma posterior Assembleia de Secção a marcar oportunamente, permitirão reflexão interna, sempre necessária e nas sedes próprias.
As leituras nacionais fustigaram as autárquicas, com especial ênfase no Distrito de Setúbal e em particular no Concelho do Barreiro. Já o disse antes. Mas o que me leva a escrever na sequência do Conselho Nacional do PSD de 22/10/2009, após ser conhecido que este reunirá novamente depois da votação do Orçamento de Estado para o ano de 2010, e que aí serão marcadas eleições directas para a Liderança do PSD, é uma certeza: a pessoa candidata a liderar é muito importante, mas considero determinantes a visão, a ideia, o projecto e a equipa que tem definidas para o País, para o Distrito de Setúbal e para o Concelho do Barreiro. Não podemos apoiar candidaturas que continuem a ignorar a importância estratégica do 4º Distrito com mais população de Portugal, que continuem a desrespeitar as estruturas locais e que não tenham a coragem de ter uma presença constante, coordenando uma estratégia de crescimento sustentado no Distrito, com as estruturas. Basta do mesmo! Há potencial local! Haja coragem e empenho nacional! Candidatos e candidatos a candidatos vão-se perfilando, mas o "perfil", mais ou menos "vistoso" não é o factor crítico para o sucesso do PSD e consequentemente do País. Muito menos um "perfil do costume" com "as ideias do costume". Enfim, eu não vou mais em "cantos de sereia". Senhores candidatos, falem-me do País, falem-me muito especificamente do Distrito de Setúbal e do Barreiro. Depois veremos. Depois... cobramos!
NOTA: Quero agradecer a todos os que se esforçaram pelo PSD no Barreiro e que possibilitaram uma fantástica campanha Autárquica. Muito Obrigado! Aos autarcas que terminaram os seus mandatos... o meu reconhecimento... aos que agora começam (ou continuam)... ao trabalho!