29 setembro 2009

Verdade… e (in)consequência!

A Política de Verdade da Comissão Política Nacional do PSD falhou. Diversas poderão ser as razões, mas algumas são bem claras. O povo mostrou claramente que não se podem vencer eleições apenas frisando o que não vamos fazer. Demonstrou ainda que aprecia a construção inclusiva de listas e candidatos, sem paraquedismos frenéticos e com respeito pelas estruturas locais.

Pelo PSD distrital e local, não foi demonstrado qualquer respeito. O PSD sempre foi o mais plural dos Partidos políticos e é precisamente essa premissa que o torna o maior Partido político português e o de mais forte implantação local/autárquica.

Em Setúbal, Cavaco Silva conseguiu votações históricas para o PSD e consequentemente no País. Fazer campanha com coragem e presença no Distrito (Barreiro inclusive) urge. Para vencer eleições, há que apostar forte num Distrito que é o quarto em termos de população, e que elege 17 deputados. Tenho apenas 29 anos e percebo isto… Percebo ainda que, face à opinião oficial desta Comissão Política Nacional perante os “grandes investimentos públicos”, nomeadamente no que toca à Terceira Travessia do Tejo pelo corredor Barreiro-Chelas, o nosso concelho terá sido certamente o mais difícil de todo o País onde fazer campanha.

Porém, o PSD Distrital e local nunca tiveram dúvidas em relação á necessidade da construção da TTT pelo corredor definido e quanto antes (com ligação complementar Barreiro-Seixal), como factor potenciador de toda uma região e, dado o seu relevo, de todo o País. Discordámos claramente da Comissão Política Nacional actual. Servimos o nosso Distrito e o Barreiro, sem temer as (in)consequências.

Mas eis que um novo desafio se apresenta. As Eleições Autárquicas estão aí. E há uma outra coisa que o povo demonstrou: decidir o seu voto em função da eleição que tem perante si. Ou seja, distinguir Eleições Europeias das Legislativas e estas das Autárquicas.

Os Barreirenses estão agora focados para outras temáticas. No Barreiro, o debate na TVI24 entre os Candidatos à Presidência da Câmara Municipal do Barreiro evidenciaram a nossa realidade local. Nuno Banza e o PSD – Barreiro são a aposta de quem quer Mudar com Responsabilidade, perante uma CDU esgotada por 30 anos do que não fez, um PS que apresenta um candidato desconhecedor da realidade do Concelho e que está mal preparado (vide por exemplo o que foi a sua definição de AUGI – Área Urbana de Génese Ilegal), um Bloco de Esquerda que significa mais do mesmo, numa colagem quase chocante à CDU e um CDS que se esforçou mas também demonstrou alguma atrapalhação e demagogia.

Nuno Banza e o PSD local conhecem o Concelho do Barreiro. Mais do que isso preocupam-se com este sem receio nem temor, contra quaisquer orientações e estratégias nacionais que não sejam pelo Barreiro e pelos Barreirenses. Agência Local de Investimento, Fundação Cidade do Barreiro, Barreiro Cidade Acessível. Temos projecto, temos equipa. Vamos Mudar com Responsabilidade!

Hugo Cruz
Vice-Presidente CPS/PSD-Barreiro
Candidato à Assembleia Municipal do Barreiro pelo PSD
Artigo de Opinião
28/09/2009

22 setembro 2009

Debate para todos... e a Afirmação do PSD como a Alternativa Responsável e Credível para o Barreiro!

Em primeira instância, quero felicitar a TVI 24 por possibilitar também debates autárquicos "menos mediáticos", atravessando diversos concelhos do País. Serviço Público claro, prestado por uma entidade privada.

Hoje 22/09/2009 pelas 22h horas passou nessa estação de televisão o debate entre os candidatos à Presidência da Câmara Municipal do Barreiro, nestas eleições autárquicas. O Barreiro e os barreirenses agradecem. Nota prévia para a ausência do candidato do MRPP. Um debate com todos, deve de facto incluir todos.

Quem assistiu ao debate, não pode ter deixado de constatar alguns factos. Nuno Banza, e o PSD são de facto a aposta de quem quer mudar com responsabilidade e credibilidade o Barreiro. Para criticar, é necessário conhecimento de causa e fundamentação. Estes dois aspectos ficaram fortemente vincados no decorrer do debate, onde para minha estupefacção, o Candidato do PS, Coronel Nuno Santa Clara Gomes, demonstrou desconhecimento concreto dos problemas do Barreiro, sendo incapaz de especificar críticas que foi "atirando" e veio apenas corresponder à ideia de que para se ser candidato à Câmara Municipal do Barreiro, não basta ter sido "Capitão de Abril". Pela responsabilidade que o PS local deveria ter para com os barreirenses, decerto que todos merecíamos um candidato melhor preparado, preocupado e conhecedor da nossa terra.
Por seu lado, o Candidato do Bloco de Esquerda, Mário Durval, cujo conhecimento do Barreiro não se pode questionar, claramente não o demonstrou, porventura devido a "nervosismo televisivo", mas também devido ao facto de não trazer qualquer diferença visível ou audível em relação ao candidato da CDU e actual Presidente de Câmara. Votar no Bloco no Barreiro actual é o mesmo que votar na CDU. Mais do mesmo.
O candidato do CDS, Henrique Ferreira foi uma agradável surpresa, não obstante ter revelado alguma demagogia em algumas críticas e atrapalhação na concretização de algumas ideias, nomeadamente na questão do "desconhecimento das contas".
Carlos Humberto, Presidente e recandidato CDU, viu a sua prestação algo facilitada não só por ter tido a oportunidade de falar bem mais que os restantes candidatos mas sobretudo pela fraquíssima prestação/realidade do seu suposto principal opositor do PS.
Nuno Banza é o claro vencedor do debate, na perspectiva de que demonstrou claramente o seu conhecimento do Barreiro, tendo efectuado críticas e comentários mordazes, nomeadamente no que toca à inércia da CMB relativamente a estudar a viabilidade da constituição de uma Polícia Municipal para o Barreiro (estudo aprovado por unanimidade na Assembleia Municipal do Barreiro, sob proposta do PSD em 2006 e novamente em 2009) e no que toca à inexistência de um concurso público para adjudicação das obras do Fórum Barreiro, ao que o Presidente da Câmara se defendeu quanto à legalidade da decisão tomada pelo seu executivo. Sejamos objectivos, nem tudo o que é legal é moral.

Viva o debate, a democracia agradece e neste caso concreto os barreirenses, que tiveram oportunidade de conhecer um pouco melhor os candidatos.

Barreiro, vamos Mudar Com Responsabilidade e isso só é possível com Nuno Banza e o PSD!